VIAGEM AO ALENTEJO – Évora: Passeio noturno pelo Centro Histórico (Continuação)




Templo Romano de Évora (Templo de Diana)
Maio de 2021


"O Templo Romano de Évora é um dos mais grandiosos e mais bem preservados templos romanos de toda a Península Ibérica, tendo sido considerado Património Mundial pela UNESCO em 1986.

De estilo coríntio, foi construído no início do século I, d.C., e fica situado no centro histórico da cidade, mais precisamente, no Largo Conde de Vila Flor, próximo da Sé Catedral de Évora, da Biblioteca Pública de Évora, do Centro de Arte e Cultura Eugénio de Almeida, do Museu de Évora e da bela Pousada dos Lóios.

Ainda hoje esta construção com cerca de 2000 anos é conhecida como Templo de Diana por muitos portugueses e mesmo eborenses. A confusão explica-se, talvez, devido a uma lenda criada no século XVII que associava a construção do “Templo de Diana” em Évora em honra da deusa romana da caça.

A História viria a revelar que, na verdade, o Templo Romano de Évora foi erigido para prestar homenagem ao Imperador Augusto, venerado como um deus, fazendo parte daquilo que seria o fórum romano. Foi modificado nos dois séculos que se seguiram (II e III d.C.) e destruído em parte no século V, aquando da invasão dos povos bárbaros."

Texto capturado em 27 de junho de 2021 de https://www.visitevora.net/templo-romano-evora-diana/





Comentários

Mensagens populares