SETÚBAL – À descoberta do património: Fontainhas



Setúbal - Fontainhas
8 de Abril de 2011

Fontainhas

“A primeira aglomeração das Fontainhas remonta ao século XVI, tendo-se desenvolvido sobretudo nos dois séculos que se seguiram.

O perfil físico do bairro desenha-se através de ruas estreitas e sinuosas, numa encosta com vista para o rio. Muitas casas, mesmo sem ostentarem opulência, estão decoradas com detalhes arquitetónicos que remontam a períodos quinhentistas, seiscentistas ou setecentistas.

Pelas escadarias em calçada, muitas vezes desnivelada, ou nas ruas em chão pavimentado em pedra, espalham-se canteiros e vasos floridos, distribuídos com evidente carinho pelos moradores. Estendais decoram as fachadas com as cores das roupas a secar ao sol, partilhando, com frequência, esse espaço aéreo com as antenas de televisão.

Da Rua Braz Martins, tem-se acesso à das Barrocas, com uma interessante vista panorâmica para a baía, e à Rua do Poço das Fontainhas. No final de uma escadaria acha-se o antigo poço com o mesmo nome e no qual jovens de outros tempos se cruzavam, sob o pretexto de irem buscar água, para roubarem beijos e juras de amor às escondidas dos pais.

O poço partilha hoje o espaço com um típico restaurante de peixe assado, vizinho de vários outros estabelecimentos semelhantes que se estendem pela Rua das Fontainhas, defronte do cais de embarque dos ferries para Tróia.”

Texto retirado em 17 de Julho de 2014 de:  http://www.visitsetubal.com.pt/roteiros/bairros-piscatorios/-






Comentários

Mensagens populares