SETÚBAL – À descoberta do património: Convento de Jesus (Exterior)






Setúbal - Convento de Jesus
2 de Julho de 2014


O Convento de Jesus e a igreja respetiva formam o mais antigo e monumental conjunto arquitetónico conservado em Setúbal.
Enquanto a parte conventual foi, após o desaparecimento da última freira, transformada em hospital da Misericórdia (1892) e, mais tarde, adaptada a museu (1959), a igreja conservou sempre a função de templo.
Foi o Convento de Jesus de freiras franciscanas e surgiu em cumprimento de um voto feito por Justa Rodrigues Pereira, ama do futuro rei D. Manuel I.
Localizado fora da povoação, como era de regra nos conventos mendicantes, estava, no entanto, próximo do lado poente da muralha medieval.
As suas obras foram iniciadas em 1490 e conduzidas pelo arquiteto Diogo de Boitaca, que aqui realiza o seu primeiro trabalho no país. Este mestre foi um dos principais impulsionadores do estilo que se viria a designar por “Manuelino”.
Exteriormente, a estrutura da igreja desenha-se em dois retângulos, correspondendo o maior ao corpo de três naves e o menor à cabeceira (capela-mor). Esta apresenta-se com um aspeto maciço, rasgada apenas por uma grande janela gótico-manuelina.
Toda a sua estrutura arquitetónica apresenta elementos do gótico final e do manuelino.

Texto adaptado de: SILVA, José Custódio Vieira da – SETÚBAL. 1.ª ed. Lisboa: Editorial Presença, 1990. 93 p.




Comentários

Mensagens populares