SETÚBAL – À descoberta do património: Igreja de Santa Maria da Graça (Pormenores do exterior)




SETÚBAL - Igreja de Santa Maria da Graça (Pormenores do exterior) 
 2 de Julho de 2014



A Igreja de invocação a Santa Maria da Graça situa-se no coração do primitivo burgo medieval, tendo sido em torno desta que se desenvolveu o mais importante bairro medieval da cidade, assim como o centro religioso e político-administrativo.
No ano de 1248, este templo deveria apresentar a estrutura de uma pequena capela romano-gótica.
“A atual igreja constitui um segundo edifício, construído sobre o primitivo, e datado do século XVI. À semelhança da de São Julião, também a igreja de Santa Maria deveria ter beneficiado de uma ampliação ordenada em 1513, por D. Manuel; no entanto, a mesma só se viria a concretizar muito mais tarde, por volta de 1560-70.
Segundo Rafael Moreira, o desenho do edifício deve atribuir-se ao arquiteto António Rodrigues e é característico do chamado estilo “chão” (segundo a terminologia de George Kubler).
A fachada principal organiza-se em três corpos com dois andares. No primeiro andar e no corpo central, abre-se a porta principal, ladeada por quatro nichos, numa galilé com serliana. Duas janelas quadradas de cada um dos lados do corpo central rasgam as paredes brancas do primeiro andar. No segundo andar, um terraço central e uma enorme janela separam duas torres poderosas, onde se abrem janelas sineiras de arco de volta inteira.O contraste entre a cal e o granito e a imponência das torres dão uma grande dignidade a esta fachada principal.”
SILVA, Maria do Carmo Vieira da – Descobrir Setúbal: itinerários pedagógicos: uma proposta de exploração para professores. 1ª ed. Setúbal: Escola Superior de Educação de Setúbal, 1992. 113 p.



Comentários

Mensagens populares