A expressão plástica como atitude pedagógica
Garatujas descontroladas - Inês (23 meses)
A expressão plástica como atitude pedagógica
“A expressão plástica é essencialmente uma atitude pedagógica diferente, não centrada na produção de obras de arte, mas na criança, no desenvolvimento das suas capacidades e na satisfação das suas necessidades. As artes plásticas ao serviço da criança e não esta ao serviço das artes plásticas.
(…)
A expressão plástica é essencialmente uma atividade natural, livre e espontânea
da criança. Desde muito pequena que gosta de mexer em água, areia, barro,
tintas e de riscar um papel com um lápis.
O
seu principal objetivo é a expressão das emoções e sentimentos através da criação
de materiais plásticos. Não se pretende a produção de obras de arte nem a
formação de artistas, mas apenas a satisfação das necessidades de expressão e de
criação da criança. Desenha-se, pinta-se e modela-se apenas pelo prazer que
esses atos proporcionam e não com a intenção de produzir algo que seja “arte”. É a ação que interessa, é o ato
de criar que é expressivo e não a obra criada.”
SOUSA,
Alberto B. – Educação pela Arte e artes
na educação – 3º Volume. s/ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2003. 395 p.
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