Viagem inesperada ao Porto - Rua 31 de Janeiro








PORTO - Rua 31 de Janeiro
19 de Maio de 2015



“A Rua de Trinta e Um de Janeiro é um arruamento na freguesia de Santo Ildefonso da cidade do Porto.
Durante muito tempo foi chamada Rua de Santo António. O atual nome é uma homenagem à revolta republicana em 31 de Janeiro de 1891, desencadeada como reação ao Ultimato britânico de 1890.
Esta rua foi palco de um acontecimento que marcou, não apenas a História do Porto, mas a de Portugal inteiro.
No dia 31 de Janeiro de 1891 deu-se o primeiro movimento revolucionário que teve por objetivo a implantação do regime republicano em Portugal. Em memória desta revolta, logo que a República foi implantada em Portugal, a rua foi rebatizada: Rua de 31 de Janeiro.
Conjuntamente com a Rua dos Clérigos e a Praça de D. Pedro, depois, da Liberdade, a Rua de Santo António/31 de Janeiro, apesar da forte inclinação, ganhou foros de excelência. Era a artéria onde imperavam os luveiros, as alfaiatarias e os cabeleireiros da moda. Onde havia a Casa de Banhos, o Teatro Circo e o Teatro Baquet, este mandado construir pelo alfaiate António Pereira Baquet em 1859 e que, 29 anos depois, foi consumido por um violento incêndio. Sobre as suas ruínas ergueram-se os Armazéns Hermínios que, segundo as crónicas da época, eram os maiores e mais elegantes da cidade.
Nos meados do século XIX havia no Porto sete estabelecimentos que vendiam luvas, quando estas constituíam um adereço quase obrigatório do vestuário. Estavam todos na rua então chamada de Santo António. A avaliar pelos nomes dos proprietários, cinco dessas lojas pertenciam a franceses (Bernard, Fresquet, Loubié, Martel e Bénard), um espanhol, Vicent e uma portuguesa, Maria Martins.
Em 1940, com o Estado Novo, a rua voltou ao seu nome primitivo, tendo recuperado o 31 de Janeiro após o 25 de Abril de 1974.
De uma das ruas mais movimentadas da Baixa do Porto, a Rua de 31 de Janeiro foi, nas últimas duas décadas, decaindo, assistindo-se ao progressivo encerramento de muitos dos seus mais emblemáticos estabelecimentos comerciais.
A partir de Setembro de 2007, a reintrodução do elétrico, para além de ajudar a vencer o forte declive, constitui também um novo motivo de atração de pessoas e de animação do local.”

Texto capturado em 22 de maio de 2015 de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rua_de_Trinta_e_Um_de_Janeiro




Comentários

  1. Obrigado por compartilhar os vossos passeios e mostrar tantos palcos deste belo País.
    Bj

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares