ALENTEJO (BORBA) - Outro património edificado

 BORBA - Capela do Senhor Jesus dos Aflitos

"Esta pequena capela foi fundada em 1676 como sede da Irmandade da Venerável Ordem Terceira. O seu principal motivo de interesse é a fachada decorada com um jogo de xadrez em mármores brancos e negros. Esta invulgar decoração resultou do facto da fachada original ter sido derrubada em 1679 por um erro de cálculo do mestre-de-obras. Para reafirmar a credibilidade perdida junto da comunidade, construiu-se esta fachada que é uma das mais belas do Alentejo. A Venerável Ordem Terceira tinha como regra admitir todas as pessoas sem atender ao seu estatuto social, profissão ou sexo. Graças a esta democratização de acesso, a Irmandade tornou-se numa das mais importantes da vila, sendo o seu primeiro reitor o Conde das Galveias. No seu interior destacam-se as imagens dos Santos da Ordem Terceira e a imagem do Senhor Jesus dos Aflitos. Esta pequena imagem ganhou grande importância no século XIX, mantendo-se ainda hoje como fator de união entre a comunidade. Celebra-se a sua festa e procissão em Agosto."

Texto capturado em 18 de Maio de 2015 de: http://www.cm-borba.pt/pt/site-visitar/concelho/patrimonio/Paginas/capela-do-senhor-jesus-dos-aflitos.aspx



BORBA - Convento das Servas

"Segundo uma lenda já muito antiga, a Virgem Maria apareceu a uma filha de um oleiro e mostrou-lhe a localização de um tesouro no local onde hoje está o Convento das Servas.
Com o ouro achado construiu-se uma ermida, gerida por uma irmandade de mulheres denominada Servas de Nossa Senhora. Em 1598, o Padre Mestre Pedro Caldeira deixou todos os seus bens à Ordem de São Francisco para transformar a ermida num convento. A primeira pedra do Convento foi lançada em 1604, sob o padroado do Duque de Bragança, D. Teodósio II. Em 1644 concluiu-se a obra, sendo que no ano seguinte veio uma comunidade de freiras do Convento das Chagas de Vila Viçosa para ocupar o convento.
Trata-se de uma construção monumental com um dos maiores claustros do país. A entrada da igreja faz-se pelas duas portas laterais como acontece sempre nos conventos femininos. No interior preserva-se um importante núcleo de pintura mural dos séculos XVII e XVIII."

Texto capturado em 18 de Maio de 2015 de: http://www.cm-borba.pt/pt/site-visitar/concelho/patrimonio/Paginas/convento-das-servas.aspx



BORBA - Paços do Concelho

"Os primitivos Paços do Concelho situavam-se na Praça Velha que ainda hoje permanece no centro social da vila de Borba. Nos finais do século XVIII, no decorrer de um projeto de reordenamento urbano da vila, foram construídos os atuais Paços do Concelho. O projeto do novo edifício coube ao engenheiro militar Álvares de Barros e a construção durou entre 1789 e 1803. No seu interior destacam-se a escadaria nobre, efetuada em mármores brancos e negros da região, e os tetos pintados da Sala da Audiência, atual Salão Nobre, e da Sala da Câmara, atual Gabinete da Presidência. Ambos os tetos são da autoria do pintor José de Sousa de Carvalho e foram efetuados em 1795, ano da sua morte.
O atual edifício dos Paços do Concelho tem uma construção em U, típica dos palácios do século XVII e XVIII. No século XX o imóvel foi valorizado com a aplicação de azulejos da Fábrica Viúva Lamego, representando várias cenas alusivas à Batalha de Montes Claros."

Texto capturado em 18 de Maio de 2015 de: http://www.cm-borba.pt/pt/site-visitar/concelho/patrimonio/Paginas/Paços-do-Concelho.aspx



BORBA - Coreto
Localizado no parque/jardim de Borba, junto à Fonte das Bicas
2 de Outubro de 2005




Comentários

Mensagens populares