A primeira Lua Cheia do ano ilumina a noite desta quinta-feira, 25 de janeiro. É a “Lua do Lobo”

 A primeira Lua Cheia do ano ilumina a noite desta quinta-feira. É a “Lua do Lobo”
Palmela | Janeiro 25, 2024


BREVE HISTÓRIA DA LUA DO LOBO

“Se alguma vez se perguntou porque cada lua cheia do ano tem um nome especial, a resposta está na publicação americana Farmer's Almanac, que há muito se dedica a popularizar os termos utilizados pelos povos nativos americanos.

Desde a Antiguidade que a Lua cativa diferentes culturas, que lhe atribuem poderes místicos e significados religiosos associados às suas próprias crenças e práticas, mas também lhe atribuem utilizações práticas, como a medição do tempo. É o caso de algumas tribos e nações nativas da América do Norte que, atribuindo um nome a cada lua cheia, conseguiam acompanhar a passagem do tempo e das estações.

A "Lua do Lobo" é a primeira do ano, correspondendo ao nosso mês de Janeiro. Não é de estranhar que os nativos americanos, um povo muito ligado à sua terra e à natureza que os rodeia, tenham escolhido o nome do animal que foi outrora o mamífero mais difundido no seu território. Adaptam-se agilmente ao seu habitat e são predadores hábeis, características necessárias para sobreviver na natureza mais hostil e que, sem dúvida, os primeiros homens que partilharam o território com eles tiveram de imitar. Por esta razão, estes povos viam o lobo como um animal poderoso que merecia todo o seu respeito. Como se isso não bastasse, este mamífero icónico parece estar tão ligado à lua como eles próprios: embora a imagem do lobo a uivar para a lua seja apenas um mito, é verdade que a lua cheia emite mais luz do que é habitual na vida noturna, alterando o comportamento de alguns animais.

Durante o Inverno, que no hemisfério Norte corresponde aos meses com noites mais longas, os lobos estão ativos 24 horas por dia, mas durante o resto do ano são animais praticamente noturnos. As luas cheias parecem ser a altura de maior concentração de uivos, um recurso comunicativo essencial para as alcateias.”

Texto capturado em janeiro, 25 de Como ver a "Lua do Lobo" hoje? Este será o seu ponto de máximo esplendor. (nationalgeographic.pt)




Comentários

Mensagens populares