O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá - Elementos da narrativa: Figurantes

Manhã - É uma “funcionária relapsa”, preguiçosa, “fanática por uma boa história”, distraída, sonhadora, delicada. Risonha e inconsequente, "jovem e aloucada (…) distraída, pensativa”. Ela apaga as estrelas e acende o Sol.

Tempo - É o “senhor de todos eles”. Tinha um fraquinho pela Manhã.


Vento - É “velhaco e atrevido”, irresponsável. “Um tanto quanto louco”, “alegre, ágil, dançarino de fama, pé-de-valsa celebrado, amigão, sempre disposto a ajudar os demais, sobretudo em se tratando de senhoras e donzelas”. ”Bisbilhoteiro e audacioso, rei dos andarilhos”. “Livre e inconstante, solteirão profissional”. “Um saudosista”. Aventureiro, foi através das suas aventuras que ele aprendeu esta história de amor e resolveu contá-la à Manhã para cortejá-la.


Cobra Cascavel - É o animal mais temido de todos. Morava fora do parque, porque foi expulsa pelo Gato Malhado.


Velha Coruja – Tinha muito prestígio, “conhecia a dedo a vida de todos os habitantes do parque” e era com ela que o Gato falava mais.


Cães - Ajudam a compor o ambiente do parque.


Pata Pepita e o Pato Pernóstico - Ajudam a compor o ambiente no que diz respeito à vida social do parque. A pata condena o amor do Gato e da Andorinha: “pata com pato, [...] andorinha com ave, gata com gato”, influenciando as outras personagens.


Ilustrações de Carybé
Texto capturado em 20 de agosto de 2021 de MyM: O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá (mym-pt.blogspot.com)





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