O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá - Elementos da narrativa: Figurantes
Manhã
- É uma “funcionária relapsa”, preguiçosa, “fanática por uma boa história”,
distraída, sonhadora, delicada. Risonha e inconsequente, "jovem e aloucada
(…) distraída, pensativa”. Ela apaga as estrelas e acende o Sol.
Tempo
- É o “senhor de todos eles”. Tinha um fraquinho pela Manhã.
Vento
- É “velhaco e atrevido”, irresponsável. “Um tanto quanto louco”, “alegre,
ágil, dançarino de fama, pé-de-valsa celebrado, amigão, sempre disposto a
ajudar os demais, sobretudo em se tratando de senhoras e donzelas”. ”Bisbilhoteiro
e audacioso, rei dos andarilhos”. “Livre e inconstante, solteirão
profissional”. “Um saudosista”. Aventureiro, foi através das suas aventuras que
ele aprendeu esta história de amor e resolveu contá-la à Manhã para cortejá-la.
Cobra
Cascavel - É o animal mais temido de todos. Morava fora do parque, porque foi
expulsa pelo Gato Malhado.
Velha
Coruja – Tinha muito prestígio, “conhecia a dedo a vida de todos os habitantes
do parque” e era com ela que o Gato falava mais.
Cães
- Ajudam a compor o ambiente do parque.
Pata
Pepita e o Pato Pernóstico - Ajudam a compor o ambiente no que diz respeito à
vida social do parque. A pata condena o amor do Gato e da Andorinha: “pata com
pato, [...] andorinha com ave, gata com gato”, influenciando as outras personagens.
Texto capturado em 20 de agosto de 2021 de MyM: O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá (mym-pt.blogspot.com)
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