O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá - Elementos da narrativa: Personagens

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Ilustrações de Carybé


PERSONAGENS - A caracterização das personagens é feita pelo narrador e pelas outras personagens – caracterização direta. Há também caracterização indireta – o narrador põe a personagem em ação, cabendo ao leitor, através do seu comportamento e das suas falas, traçar o seu retrato.


Personagens principais:


Gato Malhado - Olhos pardos, feios e maus, riso malvado, corpanzil forte e ágil, de riscas amarelas e negras. Gato de meia-idade, egoísta e orgulhoso, solitário, mal-humorado, ingrato, calado e bastante convencido. Era muito mal visto, porque quase não conversava com ninguém. Sentia falta de afeto e de carinho.


Andorinha Sinhá – Muito jovem e bela, risonha, alegre, aventureira, curiosa. “Livre de todas as preocupações, inocente”, gentil e conversadora, mantinha boas relações com todos. Era “terna e obediente, amava os pais (…) bem comportada, amável e bondosa.” A Andorinha, quando conheceu o Gato, viu-o como um desafio: ouvira falar muito mal dele, fora até proibida de chegar perto dele, mas “o fruto proibido é o mais apetecido”. O narrador acha-a “louquinha” por ela se dar com o inimigo.


Personagens secundárias:


Rouxinol – “É belo e gentil, sabe cantar, é de raça volátil.” É o professor de canto da Andorinha e seu pretendente. É com ele que a Andorinha casa. O Gato tem ciúmes dele.


Reverendo Papagaio - Tinha passado algum tempo “no seminário onde aprendera a rezar e decorara frases em latim, o que lhe dava valiosa reputação de erudito”. Dava aulas de religião à andorinha. É um hipócrita, covarde e devasso, que fazia propostas indecentes ao público feminino.


Galo Don Juan de Rhode Island – “Inveterado e invejado polígamo, maometano”, “vida devassa” (reparem no seu nome!). Foi o juiz do casamento da Andorinha e do Rouxinol.


Sapo Cururu - Companheiro do Vento, o Sapo é quem relata a história do gato e da andorinha ao narrador. “O sapo Cururu é Doutor em Filosofia, Catedrático de Linguística e Expressão Corporal, cultor de rock, membro de direito, correspondente e benemérito de Academias Nacionais e Estrangeiras, famoso em várias línguas mortas. ”É ele que nos conta que o Gato plagiou os sonetos.


Pombo-Correio – “Vivia em longas viagens, levando a correspondência do parque”. Tinha boa índole, mas era visto como um tolo, porque a sua companheira andava a traí-lo com o Papagaio.


Vaca Mocha - Figura com muito prestígio, respeitada por todos, pois era descendente de um touro argentino. É tranquila, prudente, um pouco solene e irónica. “Possuía um temperamento vingativo, humor variável”. Falava uma mistura de português com espanhol para impressionar as outras personagens (“dava-lhe status”), mas a sua língua é o português.


Ilustrações de Carybé
Texto capturado em 20 de agosto de 2021 de MyM: O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá (mym-pt.blogspot.com)






Comentários

Mensagens populares