AVES DO ESTUÁRIO DO SADO - Pilrito-das-praias (Calidris alba) - Descrição

Pilrito-das-praias - Calidris alba
Praia da Saúde (Setúbal) - 16 de fevereiro de 2018


“Esta limícola de pequenas dimensões pode facilmente ser observada na maioria das praias do nosso território, alimentando-se junto à rebentação. É um dos pilritos mais familiares da nossa avifauna.

Identificação
Pilrito de média dimensão quase totalmente branco na plumagem de Inverno, é frequente vê-lo junto à rebentação do mar na areia das praias, ou em rochas onde existam poças de água. O pilrito-das-praias apresenta uma tonalidade geral pálida só interrompida pelo bico e patas pretas, e pelas penas centrais da cauda, sendo ligeiramente mais pálido nas partes inferiores do corpo que nas superiores. Apresenta uma pequena mancha preta na alula, visível quando a asa está fechada. Durante a passagem primaveril são por vezes visíveis alguns indivíduos em muda para a plumagem nupcial, exibindo um tom alaranjado. Trata-se de uma limícola das dimensões do pilrito-comum, no entanto de bico e cabeça mais compactas o que lhe confere um ar atarracado.

Abundância e calendário
Estamos na presença de uma limícola comum e localmente abundante, quase exclusivamente de zonas costeiras, podendo também ser encontrada algo mais para o interior nos grandes estuários ou em salinas. Embora possa ocorrer durante todo, o melhor calendário de observação prende-se com as épocas de passagem e invernada, sobretudo entre Setembro e Março.”

Texto capturado em 17 de fevereiro de 2018 de: http://www.avesdeportugal.info/calalb.html





Comentários

Mensagens populares