AVES DO ESTUÁRIO DO SADO - Gaivota-parda (Larus canus) - Descrição


Gaivota-parda - Larus canus
Praia da Saúde (Setúbal) - 20 de fevereiro de 2018


Gaivota-parda - Larus canus

"O bico esverdeado dos adultos durante o Inverno tornam-na numa gaivota única. No entanto, em Portugal é mais comum encontrar juvenis que adultos.

Identificação
Esta gaivota de tamanho médio pode ser de difícil identificação, pois algumas espécies são bastante semelhantes. Pode-se confundir muito facilmente com a gaivota-de-bico-riscado, distinguindo-se pelo menor tamanho, cabeça e bico menos robustos. No entanto, como característica única é o seu bico curto, aliado à cabeça arredondada, o que lhe confere um ar muito simpático. Os adultos exibem um bico esverdeado com uma barra preta, e patas esverdeadas, sendo o restante aspeto da ave em tudo idêntico às gaivotas mais comuns: dorso acinzentado, e cabeça e peito brancos.

Abundância e calendário
Espécie exclusivamente invernante, nidificando na Europa Central e do Norte. É uma espécie pouco abundante, encontrando-se sobretudo isolada ou em grupos muito pequenos, raramente chegando à dezena de indivíduos. Pode-se observar entre Outubro e Março, sendo mais regular no pico do Inverno."

Texto capturado em 22 de fevereiro de 2018 de: http://www.avesdeportugal.info/larcan.html





Comentários

Mensagens populares