Monsaraz (Alentejo) - Tabuleiro do jogo do Alquerque gravado nas lajes do adro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa



Tabuleiro do Jogo do Alquerque gravado nas lajes do adro da
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa - Monsaraz (Alentejo)
20 de Dezembro de 2015


“O Jogo do Alquerque, também conhecido como “Jogo do Moinho”, conforme o tamanho dos tabuleiros, terá tido a sua origem no Oriente, e tornou-se muito popular na Europa Medieval, designadamente em Portugal e Espanha. O seu nome parece derivar do árabe el-Quirkat.
Trata-se de um jogo de estratégia, entre dois jogadores, com o objetivo de colocar três peças em linha, ou seja, fazer um “moinho”.
De origem incerta, é conhecido entre os egípcios (1400 a. C.) e fenícios (900 a. C.). Durante o período romano foi jogado, com a designação de Marellus.
Na Península Ibérica, terá sido sob o domínio islâmico que este jogo teve maior difusão. Referido no Livro de Jogos de Afonso X, o Sábio (1238), no que será o primeiro tratado europeu sobre jogos, apresenta um grande número de variantes de tabuleiros.
Existem diversas variantes deste jogo. O Alquerque de 12 terá evoluído para o atual jogo de Damas, em resultado da adaptação do Alquerque ao tabuleiro de Xadrez.
Uma das variantes será o jogo da Raposa e da Lebre, ainda jogado atualmente.
Os tabuleiros podem ser observados, ainda hoje, em escadas, assentos e cantarias, em diversos monumentos.
As marcas de jogo eram normalmente pequenos discos, resultantes de fragmentos de recipientes cerâmicos, reaproveitados (telhas, ladrilhos, panelas), ou pequenos seixos.
Existe uma grande uma variedade de réplicas deste jogo, que podem ser adquiridas em vários museus e monumentos.“

Texto capturado em 4 de Janeiro de 2016 de http:// www.sulinformacao. pt/2012/01/monsaraz -quer-divulgar-jogo-milenar-do-alquerque-que-esta-presente-nas-lajes-da -vila





Comentários

Mensagens populares