ALENTEJO: "Aldeia da Terra"











ALENTEJO - "Aldeia da Terra"
Arraiolos (Évora) - Agosto 22, 2014

 

“Aldeia da Terra” considera-se a aldeia mais caricata de Portugal e tem razões para isso. Às portas de Arraiolos, esta terra é uma espécie de banda desenhada a três dimensões, em constante crescimento, criada em barro pintado.

“Nesta aldeia há de tudo. Casas grandes e pequenas, lojas de comércio, táxis, ambulâncias, hospitais e tudo o resto que se encontra numa aldeia de verdade. Só que aqui, todos os personagens e respetivos cenários são feitos em barro, pelas mãos hábeis de dois artesãos, que depois os pintam e colocam ao ar livre, em situações da vida quotidiana, retratadas com humor e mestria, coloridas e bem-dispostas.

Os criadores da "Aldeia da Terra" são Tiago Cabeça e Magda Ventura que, literalmente, meteram a mão no barro e lhe deram as formas que surpreendem cada visitante que passa por este espaço, às portas de Arraiolos. Uma das últimas contagens indicava de que nesta localidade colorida há mais de 1245 personagens, 292 casinhas de várias cores e feitios e ainda um parque automóvel de barro com 146 viaturas. Os adereços, esses já são mais de 1995 e continuam a crescer.

As esculturas de barro pintado desta dupla de criadores já ultrapassaram as portas da aldeia e as de região de Arraiolos. Já existem exemplares ali criados espalhados por todo o Mundo e até a Seleção Nacional tem uma reprodução em barro exposta na sede, saída da "Aldeia da Terra". A possibilidade de encomenda é outras das vertentes destes artesãos, que mediante o envio de fotografias, criam esculturas com 30 centímetros de altura, perfeitas para presente ou para perpetuar a figura de cada um em barro cozido.

A Aldeia da Terra tem uma área do tamanho de meio campo de futebol e está em constante desenvolvimento, não havendo aqui crise, nem populacional, nem de construção civil. Recebe visitas todo o ano e até tem protocolos com vários serviços de transporte, para que seja mais fácil lá chegar. E tem uma vista fenomenal do castelo de Arraiolos, que lhe confere um ar mágico e único. Um segredo escondido no Alentejo, pronto para ser descoberto, por apreciadores de artesanato de todas as idades.

A "Aldeia da Terra", localizada na Quinta das Canas Verdes (Estrada das Hortas) funciona diariamente das 10h00 às 18h00.”

Texto de Fernando Brandão



Comentários

Mensagens populares