Complexo de salgas de peixe do Creiro (Arrábida)



 Creiro - Balneário
  Creiro - Canalização do balneário
 Creiro - Balneário

Creiro -Tanques de salga, onde o peixe (sardinha e cavala) macerava em sal.

Creiro -Tanques de salga
Creiro - Armazéns

Creiro - Sistema de captação, canalização e armazenamento de água
 Creiro - Sistema de captação, canalização e armazenamento de água




Complexo de salgas de peixe do Creiro (Arrábida)
Parque Natural da Arrábida: Praia do Creiro - 19 de Agosto de 2014


"A economia da região do estuário do Sado centrou-se, durante a Época Romana, na exploração e processamento dos recursos marino-estuarinos: sal, peixe (nomeadamente sardinha e cavala), transporte por via fluvial e marítima.
No baixo Sado, desenvolveu-se, a partir da segunda metade do séc. I, uma verdadeira "indústria" de salgas de peixe, em larga escala, direcionada para um mercado supra-regional. Os principais centros de produção de salgas foram Setúbal e Tróia. Porém, outros núcleos de povoamento, a jusante de Setúbal, desenvolveram aquela actividade, como o estabelecimento do Creiro.

Localizado junto de um porto natural (Portinho da Arrábida), com fraca acessibilidade por via terrestre, o Creiro é, claramente, um estabelecimento de vocação marítima: pesca e produção de preparados piscícolas. Foi concebido como uma instalação dotada de relativa autonomia na óptica da fileira produtiva das salgas de peixe: unidades fabris, armazéns, balneário e sistema de captação e armazenamento de água. É possível que a sua ocupação tivesse um carácter sazonal (nos períodos mais favoráveis à prática da pesca).
Foi fundado na segunda metade do séc. I d.C. e entrou em colapso no séc. IV.
Posteriormente, durante o período muçulmano (séc. XII), o local viria a ser frequentado, por hipótese sazonalmente, por grupo de pescadores/mariscadores."

Texto capturado de http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&ved=0CCwQFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.museu-maeds.org%2Finformacao%2Fcreiro.pdf&ei=k4LzU7C2HOS8ygPJzILICA&usg=AFQjCNHwf5yxYFrhEy1kyyBMiMvkeXueLg&sig2=dvmJP_FN3mtU0wBMmJSmhw




Comentários

Mensagens populares