Parque Natural da Arrábida: Convento de São Paulo (1383) - Interior

Vista parcial do claustro

Vista geral do claustro

 Pilar de canto do claustro

 Pormenor da porta com cantarias boleadas, típicas da segunda metade do século XVI

 Entrada da capela-mor cujo tecto apresenta abóbada de berço

 Galerias do claustro com abóbadas de aresta em alvenaria

 Vista parcial do claustro

 Escada de acesso ao terraço que cobre as galerias do
 claustro e outras dependências do mesmo corpo

Pormenor das portas das galerias do claustro

Pormenores do interior do Antigo Convento de Nossa Senhora da Consolação de Frades da Ordem de São Paulo, de Alferrara - Convento de São Paulo (1383)
Visita guiada em 11 de Maio de 2014 no âmbito do 13.º Curso sobre Ordens Militares



“Para o lado oposto da igreja situa-se o corpo do claustro, com um único andar coberto de terraço. A portaria faz ângulo recto com a frontaria da igreja e a porta simples tem acesso pela escadaria comum.

Através de outra porta, com cantarias boleadas, entra-se no claustro. Belo espaço maneirista que conserva todos os elementos estruturais, muito sóbrios mas bem desenhados, realizado, provavelmente, na segunda metade do século XVII, durante a campanha de obras de 1672.

O claustro apresenta três arcos de volta inteira em cada face, apoiados em colunas toscanas de calcário, que nos cantos se encostam a pilares de secção L. Os arcos e as abóbadas de aresta das galerias são de alvenaria. Mantém-se o chão de tijoleira, mas desapareceu o rodapé de azulejos das galerias.

SERRÃO, Vítor; MECO, José - Palmela histórico-artística - um inventário do património artístico concelhio. 1ª. ed. Lisboa/Palmela, Edições Colibri/Câmara Municipal de Palmela, 2007. p. 283-284




Comentários

Mensagens populares