Parque Natural da Arrábida: Convento de São Paulo (1383) - Exterior

Alameda de acesso à Fonte Santa

Remate da frontaria da igreja

Pormenor da frontaria da igreja

Paredes em alvenaria contrafortadas

Pormenores do exterior do Antigo Convento de Nossa Senhora da Consolação de 
Frades da Ordem de São Paulo, de Alferrara - Convento de São Paulo (1383)
Visita guiada em 11 de Maio de 2014 no âmbito do 13º Curso sobre Ordens Militares



Notícia histórica. Situado em sítio ermo e altaneiro na encosta da serra que se ergue a noroeste da cidade de Setúbal, na orla do vale verdejante que se estende desde Palmela, em sítio de acesso difícil por caminho tortuoso, o antigo Convento de nossa Senhora da Consolação de frades paulistas é hoje uma ruína em galopante desagregação. (…)

A origem do Convento de monges paulistas aponta para cerca de 1420 e para uma iniciativa de um militar, o cavaleiro Mendo Gomes de Seabra, por vezes considerado companheiro de armas de Nun’Álvares Pereira. Tratava-se de uma construção eremítica ligada à regra dos frades da Ordem de São Paulo Eremita da Serra d’Ossa, que escolheram a amenidade do sítio, ao tempo também chamado das Hortas, para erguer o seu ermitério. A data da fundação não é consensual, visto que outras fontes apontam para uma origem um pouco mais antiga; assim, o Convento remontaria ao final do século XIV e teria sido fundado em 1383. (…)

De modesto ermitério, o Convento foi substancialmente aumentado e melhorado, fruto de uma série de ampliações e, também, de benesses régias (CARVALHO, 1969, pp. 57-68).”


SERRÃO, Vítor; MECO, José - Palmela histórico-artística - um inventário do património artístico concelhio. 1ª. ed. Lisboa/Palmela, Edições Colibri/Câmara Municipal de Palmela, 2007. p. 277






Comentários

Mensagens populares