Beja: Pax Julia

Pormenor do mosaico da fachada principal da Caixa Geral de Depósitos de Beja
Janeiro de 2014



Pax Julia

“Este foi o nome dado pelos romanos cerca do ano 48 a.C. à atual cidade de Beja para celebrar a pacificação da Lusitânia. O nome Júlia deve-se ao facto de ter sido Júlio César o autor dessa mesma paz. De igual modo, o imperador Augusto denominou esta importante cidade Pax Augusta, prevalecendo no entanto a denominação inicial.
Crê-se que a cidade foi fundada cerca de 400 anos a.C., pelos celtas, e que os cartagineses lá se estabeleceram durante um certo período de tempo.
As primeiras referências a esta cidade aparecem no século II a.C., em relatos de Políbio e de Ptolomeu.
Foi sede de um convento (circunscrição jurídica) pouco depois da sua fundação, assumindo assim uma importância patente nos censos feitos por Augusto e por Tito. Teve direito itálico e albergou uma das quatro chancelarias da Lusitânia, criadas no tempo de Augusto. A sua importância é atestada pelo facto de por lá passar uma das vias romanas.
Os suevos e os godos dominaram esta cidade depois da queda do Império Romano, tornando-a sede de bispado.
Do período romano restam algumas inscrições, esculturas, cipos, objetos em cerâmica e vestígios de um aqueduto que passa perto da igreja do Pé da Cruz. Da época romana, havia também templos, dedicados a Ísis, Serapis e Diana, legando este povo uma estrutura urbanística traçada em grelha adaptada à pré-existente.
O castelo foi originalmente edificado pelos romanos, tendo sido alvo de constantes reconstruções. Sabemos que a muralha medieval foi erguida sobre a antiga muralha romana, mantendo-se ainda dois arcos romanos na fortificação, que eram entradas para a antiga cidade.
Do século VIII até 1162, altura em que foi conquistado pelos portugueses, esteve na posse dos mouros.
No século V os suevos apoderaram-se da cidade, sucedendo-lhes os visigodos. Nesta altura passa a cidade a denominar-se Paca, provindo o nome atual do árabe Bexa ou Baja.”

Texto capturado em 19 de janeiro de 2014 de: http://www.infopedia.pt/$pax-julia






Comentários

Mensagens populares