Igreja Matriz de Santiago do Cacém - Fachada principal





Igreja Matriz de Santiago do Cacém - Fachada principal
Visita guiada, no âmbito do 10º Curso sobre Ordens Militares em Palmela, a lugares e exposições alusivas a Santiago e ao caminho de peregrinação
27 de fevereiro de 2011



Construída em meados do século XIII, a Igreja Matriz de Santiago do Cacém veio substituir um primitivo templo localizado junto ao espaço da alcáçova, onde anteriormente estivera uma mesquita árabe.

"A Igreja Matriz interrompe os panos sul e leste da muralha do castelo, ficando neste último a sua fachada principal, à qual se acede através de uma larga escadaria monumental, decorada com quatro fechos de abóbada manuelinos recuperados durante a reconstrução pós-terramoto de 1755.
Esta fachada, de inspiração barroca, divide-se em três módulos verticais, marcando a localização das naves no interior do templo; cada um destes módulos apresenta uma porta no nível inferior e, em alinhamento, uma janela no superior. A porta principal eleva-se acima das laterais, mostrando na pedra de fecho do arco a cruz espatária e a data 1797, ligada ao início dos trabalhos de reconstrução pós-terramoto de 1755 (as obras terão arrancado efetivamente no ano anterior, 1796).
A fachada principal é dominada por um frontão barroco de movimentado cariz cenográfico, decorado com um conjunto de elementos que remetem para o culto do Apostolo Santiago e as peregrinações a Compostela (chapeirão, folha de palma, bordão e cabaça, etc…). Cada uma das quatro pilastras da fachada é rematada por urnas de onde se elevam fogaréus apontando para o céu; este elemento repete-se na torre sineira, tanto no remate das pilastras como no da abóbada."

Texto capturado em 18 de maio de 2018 de: http://atlas.cimal.pt/





Comentários

Mensagens populares