LISBOA: MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) - Um pouco da Exposição coletiva “Utopia/Distopia”










MAAT(Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia)
Um pouco da Exposição coletiva Utopia/Distopia
Belém (Lisboa) - 2 de abril de 2017



"Utopia/Distopia é a primeira "exposição-manifesto" no novo edifício do MAAT, Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, com o apoio do Instituto Italiano de Cultura.
Estabelecendo um diálogo com os projetos site-specific da Galeria Oval do museu, estas exposições coletivas apresentam obras de artistas e arquitetos que, nas respetivas áreas, têm contribuído para uma compreensão profunda e uma reflexão crítica sobre temas cruciais do presente.
Evocando o 500.º aniversário da publicação da obra Utopia de Thomas More, a exposição centra-se nos conceitos de utopia e distopia e na forma como a dicotomia entre ambos reflete uma época de aceleração paradoxal, em que a ansiedade e o otimismo coexistem.
Hoje em dia, os desenvolvimentos tecnológicos geram expectativas de uma maior conectividade e de uma melhor qualidade de vida. Contudo, as esferas social, política e ecológica são constantemente afetadas por crises cíclicas, durante as quais tipicamente emergem discursos utópicos e distópicos. É nestes períodos conturbados que artistas e arquitetos, escritores e realizadores assumem um papel crucial na revelação de contradições e novas possibilidades. Abrangendo um vasto leque de ideias, desde uma reflexão profunda sobre as ruínas do Modernismo à situação política atual, Utopia/Distopia promove o diálogo entre mais de 60 obras e projetos, que apresentam visões únicas sobre o tema desde o início dos anos 70.”

Texto capturado em 7 de abril de 2017 de: http://www.iiclisbona.esteri.it/iic_lisbona/pt/gli_eventi/calendario/2017/03/exposicao-utopia-distopia-no-maat.html






Comentários

Mensagens populares