Palácio Nacional de Sintra - Sala dos Brasões









Palácio Nacional de Sintra - Sala dos Brasões 
Visita guiada em 21 de Abril de 2013

“Situada na ala ocidental e orientada pelos pontos cardeais, a Sala dos Brasões foi erguida sobre a Sala das Colunas, na zona outrora chamada Casa de Meca. O portal manuelino da entrada ostenta ainda as marcas dos mestres pedreiros que o realizaram nos inícios do século XVI.
Este espaço representa o expoente máximo da intervenção manuelina no Palácio e a mais importante sala heráldica europeia, numa alegoria evidente ao poder centralizado de Dom Manuel I, cujas armas portuguesas, encimadas por dragão alado, fecham a cúpula oitavada. Rodeiam-nas os brasões dos oito filhos havidos do seu segundo casamento com Dona Maria, filha dos Reis Católicos. Num nível inferior, encontram-se pintados os brasões das setenta e duas famílias nobres mais influentes do reino, de acordo com a inscrição que rodeia toda a sala: “pois com esforços leais serviços foram ganhadas com estas e outras tais devem de ser conservadas”. O Livro do Armeiro-Mor de António Rodrigues e o livro de António Godinho serviram de guia para a pintura e ordem pela qual os brasões estão representados. (1515-1520).
As pinturas datam, na sua maioria, do século XVI, tendo sofrido restauros posteriores. No século XVII foram acrescentados ornatos em talha dourada.”

Texto extraído em 26 de Abril de 2013 de:
http://pnsintra.imc-ip.pt/pt-PT/palacio/espacos/salabrasoes/ContentDetail.aspx





Comentários

Mensagens populares