O Esquema Espacial
Estádios de desenvolvimento do pensamento e da expressão artística das crianças
Estádio Esquemático (7-9 anos aproximadamente)
O Esquema Espacial
"A grande descoberta, durante este nível de idade, é a existência de uma ordem definida nas relações espaciais.
A criança deixa de pensar: "há uma árvore, há um homem, há um automóvel", sem estabelecer relação mútua entre esses elementos, como fazia no estágio pré-esquemático. Ela agora pensa: "Estou no chão, o automóvel está no chão, a erva cresce no chão, a lama está no chão, todos nós estamos no chão."
O primeiro conhecimento consciente, de que a criança é parte do seu meio, é indicado por um símbolo a que se dá o nome de linha de base.
Doravante, a sua consciencialização, que inclui todos os objectos numa relação espacial comum, expressa-se por meio da colocação de tudo nessa importante linha de base. (...)"
LOWENFELD, Viktor; BRITTAIN, W. Lambert - Desenvolvimento
da Capacidade Criadora. s/ed. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1970. 446 p.
Comentários
Enviar um comentário