FRACTAIS: “É PARA ISTO QUE ESTOU DESTINADA A OLHAR”

 FRACTAIS: “É PARA ISTO QUE ESTOU DESTINADA A OLHAR”

"Os efeitos positivos do contacto com a natureza não vêm só de inspirarmos um ar mais puro, com cheiro de terra e de plantas, ou de ouvirmos sons relaxantes como o canto dos pássaros ou a brisa nas folhas das árvores. As imagens que chegam ao nosso cérebro, através do olhar, têm um enorme poder relaxante, aparentemente decisivo, e a explicação parece residir precisamente nos fractais.

Uma simples imagem da natureza tem, só por si, efeitos relaxantes, segundo um estudo de 2013. Ficou demonstrado que apenas olhar para uma imagem de árvores pode alterar positivamente a forma como o organismo recupera as funções do sistema nervoso, depois de uma crise aguda de stress mental.

O efeito que os fractais têm sobre o cérebro humano, com benefícios físicos, mentais e emocionais, tem sido estudado a fundo, desde há décadas, pelo físico Richard Taylor, da Universidade de Oregon (EUA). Segundo ele, o nosso olhar está treinado por milhares e milhares de anos de contacto com a natureza e com os seus padrões fractais. A esse treino o investigador chamou “fluência fractal” – tal como se estivéssemos a falar do domínio de uma linguagem, que é o que acaba por ser a autossimilaridade. E aos fractais o especialista chama “redutores naturais de stress”.

“Os nossos olhos evoluíram para observar esses padrões”, afirma Richard Taylor numa entrevista para o podcast “Your Outside Mindset. “Quando andamos na natureza e olhamos para esses fractais é como se o nosso sistema visual acordasse e dissesse ‘ah, é para isto mesmo que estou destinado a olhar’. Isso abre uma comporta de emoções e de redução do stress”, explica. “Quando olhamos para um dos padrões fractais da natureza, os níveis de stress podem ser reduzidos até 60 por cento. Esse efeito inunda todo o nosso corpo, que relaxa nessa mesma proporção!”

Texto capturado em agosto 17, 2022 de Fractais: a geometria calmante da natureza - My Planet



Comentários

Mensagens populares