FLORES DA ARRÁBIDA - Agulhetas, garfos ou relógios (Erodium botrys)






Agulhetas, garfos ou relógios - Erodium botrys
Parque Natural da Arrábida (Palmela)
21 de março de 2021


Família: Geraniaceae

Autóctone

“Herbácea anual ou bienal, de caules ascendentes ou decumbentes, com 7-60 cm de altura, pelos não glandulosos, alguns glandulosos compridos e algumas glândulas, principalmente no ápice.

Folhas basilares com 1,9-9,5 x 0,4-4,5 cm, as caulinares um pouco menores, 1,1-7,2 x 0,4-3,7 cm, oblongas a ovadas, peninérveas, com recortes muito profundos (muitos até à nervura central) e outros mais superficiais, pecioladas, geralmente com poucos pelos não glandulosos; estípulas ovado-oblongas, membranáceas, esbranquiçadas, glabras, mas ciliadas.

Flores em grupos de 2-4, com 5 pétalas de 6,5-12 mm, rosadas a purpúreo-azuladas com nervuras mais escuras e sépalas com abundantes pelos glandulosos e não glandulosos; estames, alguns dos quais estéreis, esbranquiçados, com alguns pelos, anteras azuladas ou purpúreas e pólen amarelo-alaranjado.

Fruto um esquizocarpo com 85-132 mm, constituído por uma coluna central à qual se prendem 5 mericarpos castanho-acinzentados, cada um com uma arista com fibras rígidas e uma semente.”


Texto capturado em 26 de março de 2021 de http://www.mitra-nature.uevora.pt/Especies-e-habitats/Plantas/Herbaceas/Com-flor/Dicotiledoneas/Geraniaceae/Erodium-botrys





Comentários

Mensagens populares