Composição VIII - Wassily Kandinsky

Composição VIII - Wassily Kandinsky
Ano: 1923
Tamanho: 140 cm x 201 cm
Técnica: óleo sobre tela
Movimento artístico: Arte Moderna
Museu Guggenheim – Nova York


A Composição VIII, de Wassily Kandinsky, foi criada em 1923 e é considerada, pelo próprio pintor, como o ponto alto das criações pós-guerra.
As diversas formas geométricas espalhadas pela tela não se apresentam de maneira aleatória como muitos podem imaginar. Na verdade, apesar de abstratos, os traços posicionam-se em lugares específicos, formando um aspeto paisagístico: grandes triângulos representam montanhas, enquanto o círculo do lado esquerdo superior simboliza o sol.
A presença dos círculos na obra, além de definir o que era na época considerado como uma representação artística de perfeição, também prevê a importância que os mesmos iriam ter em trabalhos futuros de Kandinsky.
O estilo abstrato da pintura, com elementos de composição dinâmicos, reflete a grande onda de arte moderna que tomou a Rússia – país de origem do pintor – no período do final do século XIX até cerca de 1930.
O pintor foi professor em Bauhaus – escola de design de grande influência artística, na Alemanha, fechada pelo partido de Hitler em 1933.
Grande parte das obras de Kandinsky (57 ao todo) foram confiscadas pelo governo nazista por terem sido consideradas como “degeneradas”.
Esta obra, contudo, foi comprada por Solomon Guggenheim em 1929 e, atualmente, encontra-se no museu por ele fundado - Solomon R. Guggenheim Museum, em Nova York.


Comentários

Mensagens populares