Portagem (Marvão) - Centro de Interpretação Cultural e Ambiental do Moinho da Cova




  
Centro de Interpretação Cultural e Ambiental do Moinho da Cova
Portagem (Marvão) - Novembro de 2018


"O Centro de Interpretação Cultural e Ambiental do Moinho da Cova, como o próprio nome indica, está instalado num antigo moinho de água junto à Praia fluvial do rio Sever, na povoação da Portagem, no concelho de Marvão.
A reconversão deste antigo moinho em equipamento de interpretação ambiental e cultural permite reproduzir, de forma interativa, uma atividade secular e de elevada importância para a região, a moagem, ou não fosse o Alentejo o celeiro de Portugal.
O Moinho da Cova, com uma localização privilegiada no centro de lazer da Portagem, passagem obrigatória de quem pretende aceder a Marvão ou deslocar-se entre Portalegre e Espanha, tem por objetivos apoiar o turismo, a cultura e as tradições locais.
Este edifício é constituído por dois andares, anteriormente, moinho no piso inferior e casa do moleiro no piso superior. Atualmente o piso inferior apresenta uma exposição museológica permanente onde os visitantes podem conhecer e reviver o passado, ajudando-os a melhor compreender a história e o dia-a-dia de um moinho de grão com algumas centenas de anos!"

Texto capturado em 3 de dezembro de 2018 de: http://www.cm-marvao.pt/pt/museus/moinho-da-cova



Comentários

Mensagens populares