CAPELA DO ALTO DAS NECESSIDADES







 Capela do Alto das Necessidades
Parque Natural da Arrábida - 30 de setembro de 2017


"Datada do ano de 1750, foi construída para albergar a Cruz de Vendas, belíssimo cruzeiro gótico classificado de Monumento Nacional, com cruz floreada que ostenta Cristo crucificado numa das faces e na outra uma Pietá. É o actual símbolo da Quinta de Alcube representada no logótipo e nos rótulos dos nossos vinhos. "

Texto capturado em 2 de Outubro de 2017 de: https://www.quintadealcube.pt/a-quinta-de-alcube


Escreveu Joaquim Rasteiro: 

(…) “No corte da portella, como que guardando a passagem, está a ermida das Necessidades, com eremitério junto. Pousa a cavalleiro da estrada e resguarda uma cruz, que, por quasi tres seculos, dispensou aquelle abrigo...


A Cruz de Vasco Queimado de Villa-Lobos

É um monumento da piedade religiosa dos velhos tempos que se encontra no centro da ermida sobre um dado de alvenaria ordinaria, formando nas suas quatro faces lateraes outros tantos altares. É possivel que a tosca algamassa vele algum trabalho em pedra, que melhor fora ficar a descoberto.

A base da cruz é octogona e pyramidal, e n'ella se lê:

Por serviço de Deus. Vasco Queimado de Villa Lobos, fidalgo da casa d'el-rei e guarda-mór, que foi do infante D. Pedro e camareiro e do conselho dos duques Filippe e Carlos de Borgonha, mandou pôr aqui esta cruz. Era 1474 annos. Rogae a Deus por sua alma.

O infante, de que ali se trata é D. Pedro, dito da Alfarrobeira, morto em 20 de Maio de 1449 pelas gentes do seu sobrinho e genro Affonso V.

Os duques são Filippe, o Bom, casado com Isabel de Portugal e Carlos, o Temerario, seu filho, morto em frente de Nancy a 5 de Janeiro de 1477.

Não consta que Vasco Queimado tivesse a propriedade do sitio e desconhece-se a causa, que determinou a collocação da cruz n'aquelle logar; é de crer, porém que Vasco só ali se a levantasse como prece á piedade dos viandantes, convidando-os á oração pelo descanço de sua alma.

O monumento de Vasco Queimado  é uma cruz floreada sobre uma haste de uns dois metros de alto; na face que olha a poente tem a imagem do Christo crucificado, symbolizando talvez o occaso da vida; na face do nascente ha uma imagem de Maria , querendo dizer que d'ella nos veiu o filho, como do oriente raia a primeira luz .

Sobre a haste, em torno da pedra, que serve de peanha á cruz, ha quatro escudos todos orlados; no da frente por debaixo do Christo, ha um escudo em diagonal com as armas dos Villa-Lobos, 2 lobos passantes esplados... Sobre o escudo um elmo aberto, indicativo de alta linhagem. Na face opposta, n'um escudo perpendicular está uma cabeça de lobo. No lado norte o escudo tem uma banda saindo de duas cabeças de serpe: corresponde-lhe do sul outro escudo com um leão.

A ermida das Necessidades é de moderna data. Foi edificada no meado do século XVIII por deligencias de Manuel Martins, homem de pouca fazenda, habitante da vizinha aldeia das Vendas. O porteiro-mór José de Sousa e Mello permitiu a edificação e contribuiu para ella com longo donativo. José de Mello ficou padroeiro da ermida e Manuel Martins teve a faculdade de collocar sobre a porta uma lápide com o seu nome e fazer-se sepultar no recinto sagrado.

Antes da edificação da ermida o logar era chamado portella da Cruz.


As Lendas

Como ao divino sempre anda ligado o fabuloso, esta cruz tem também a sua lenda maravilhosa entre o povo.

Nas praias de Manguellas (hoje Ajuda) foi encontrada a cruz, fabrica dos Anjos, como demonstram o seu apparecimento maravilhoso e a execução aprimorada dos lavores.

Um dia o senhor pretendeu leva-la para Lisboa, fazendo-a seguir caminho d'Azeitão n'um carro; chegada porém à portela, não poderam mais os bois arrastar a carga; reforçados com outras juntas e instigados pela voz e aguilhão dos condutores não lograram fazer mover o carro, até que este se partiu, reconhecendo-se daqui, que era determinação divina não passar mais além e ali foi colocada, mas sempre crescendo, segundo a lenda.

Há anos, talvez pelo decrescimento da fé, a cruz deixou de elevar-se, e parece haver estacionado, a não ir com ela aumentando o comprimento do metro." (...)

Texto capturado em 2 de outubro de 2017 de: http://www.azeitao.net/aldeias/ermida_cruz_necessidades.htm







Comentários

Mensagens populares