Melro-preto (Turdus merula) - Mês de março (Acasalamento e época de nidificação)





Melro-preto - Turdus merula
Monte do Olival (Palmela) - 16 de Março de 2016


No início do mês de março começa o acasalamento do melro-preto. O macho atrai a fêmea com uma exibição de corte. Depois de encontrarem o local para a construção do ninho, geralmente em árvores ou arbustos, a uma altura que varia entre 1 a 4 metros do solo, é a fêmea que faz a maioria do trabalho de construção. O resultado final é um ninho em forma de taça com ervas ou pequenos galhos e geralmente forrado com lama, que pode demorar duas semanas a estar completo e até ser usado por mais do que uma ninhada.

A época de nidificação é determinada pelas condições meteorológicas, começando normalmente no início de março e prolongando-se até ao final de julho. O melro-preto cria regularmente duas ou três ninhadas por ano, mas, num ano favorável, pode realizar quatro posturas e criar quatro ninhadas, não sendo assim de estranhar que se encontrem crias nos ninhos no mês de agosto.

As posturas têm entre 3 e 5 ovos que são incubados durante 12 a 14 dias. Apenas a fêmea é responsável pela incubação, mas depois da eclosão, ambos os progenitores alimentam as crias. Treze ou catorze dias depois da eclosão, as crias estão prontas para sair do ninho, mas se este for perturbado, poderão sair e sobreviver com apenas 9 dias de idade. São alimentadas com minhocas e larvas de borboleta, dependendo da zona de nidificação. Quando saem do ninho não voam, mas aprendem no prazo de uma semana.

Texto adaptado em 16 de Março de 2016 de: http://cervas-aldeia.blogspot.pt/2011/06/especie-do-mes-de-maio-melro-preto.html





Comentários

Mensagens populares