Castelo de Moura - Ruínas da igreja de Santiago




Castelo de Moura - Ruínas da igreja de Santiago
Visita de estudo no âmbito do 14.º Curso sobre Ordens Militares em 29 de maio de 2016



Arqueólogos descobrem templo do século XIV: Igreja de Santiago à luz do dia em Moura

17-08-2012 11:00:57


“Sabia-se por textos dos séculos XIV e XVI da existência de duas igrejas no interior do castelo de Moura, mas ao contrário do templo que está hoje integrado no convento, tinha-se perdido o rasto da de Santiago.

As obras para a construção do posto de turismo vieram revelar estruturas desconhecidas, que numa primeira fase levaram à remodelação do projeto, mas que, com o continuar das escavações, vieram pôr a nu importantes “espaços públicos” medievais, nomeadamente uma rua da primeira metade do século XIII e, finalmente, a igreja de Santiago.

Vanessa Gaspar, José Gonçalo Valente e Santiago Macias (que escreve na coluna ao lado) são os arqueólogos responsáveis pelas escavações, sendo que o último também é vereador na Câmara Municipal de Moura.

Ao “Diário do Alentejo”, Macias revelou que em determinada altura dos trabalhos “numa antiga zona agricultada e sem construção desde o século XVI”, perante a descoberta de materiais cada vez mais interessantes, se depararam com um série de muros, que posteriormente vieram a perceber “ser um espaço religioso”. Tal conclusão foi possível visto junto a uma das alas da construção, pelo lado exterior, terem sido identificadas uma série de sepulturas datadas do século XV.

A quantidade e o facto de se encontrarem dispostas na ala oriental, normalmente aquela onde se situa o altar, veio confirmar a hipótese de se estar perante o que restava da igreja de Santiago.

Perante isso, os arqueólogos decidiram “alargar significativamente” o espaço de escavações, que depois de devidamente estudadas serão integradas no projeto do posto de turismo, de forma a poderem ser visitadas.”


Texto capturado em 2 de Junho de 2016 de: http://da.ambaal.pt/noticias/?id=2073





Comentários

Mensagens populares