A igreja de Vera Cruz de Marmelar e a relíquia do Santo Lenho











“NOS. AVIEM. GLORIARI. OPORTE. IM. CRVCE. DNI. NOSTRI. IEIV. XPI”


 Igreja de Vera Cruz de Marmelar (Portel)
Visita de estudo no âmbito do 14.º Curso sobre Ordens Militares em 29 de maio de 2016



“A igreja de São Pedro de Vera Cruz de Marmelar, situada no município de Portel, distrito de Évora, antiga sede da comenda com o mesmo nome pertencente à Ordem de São João de Jerusalém ou do Hospital, mais tarde designada por Ordem de Malta, constitui um dos monumentos mais importantes do país em virtude de preservar estruturas intactas cuja edificação remonta, tal como tem sido aceite, ao período visigótico. A continuada utilização destes espaços ao longo do tempo, mantendo a função cultual para a qual foram construídos, garantiu a sua conservação exemplar.


A relíquia do Santo Lenho

Na qual Igreja pera a parte do evangelho junto do altar está huma caza pequena de abobeda na qual caza está aquele presioso inextimável thezouro do Lenho de Santa Vera Crus de Christo Nosso Redemptor (…)
[A.N./T.T, Comendas da Ordem de Malta, Livro 143, 1633]

 A igreja de São Pedro de Vera Cruz de Marmelar é insignemente conhecida por nela se guardar uma relíquia que, segundo se crê, constitui uma parcela da Cruz na qual Jesus Cristo foi crucificado.
De acordo com a tradição cristã, o Santo Lenho foi encontrado, no século IV, por Helena, mãe do primeiro imperador romano cristão, Constantino, após visões reveladoras do sítio em que se encontrava.
Segundo a tradição, a famosa relíquia do Santo Lenho de Marmelar terá sido trazida da Palestina por D. Afonso Pires de Farinha, aquando da realização de uma viagem à Terra Santa. A relíquia destinar-se-ia à Sé de Évora mas, devido à ocorrência de determinados factos maravilhosos, acabou por ficar depositada no Mosteiro de Marmelar, sob a proteção dos freires hospitalários.”

Texto capturado em 29 de Maio de 2016 de: http://www.museusportugal.org/multimedia/File/Igreja%20vera%20cruz.pdf




Comentários

Mensagens populares