Tentilhão-comum (Fringilla coelebs)



 Tentilhão-comum - Fringilla coelebs
Monte do Olival (Palmela)
16 de Fevereiro de 2016



Identificação. O tentilhão-comum apresenta plumagens distintas para machos e fêmeas, sendo nesta última menos vistosa. Os machos ostentam um típico barrete azulado que se estende pela nuca até ao dorso, peito e faces avermelhados, e asas com padrão preto-e-branco bastante contrastantes. O bico é cónico e bastante robusto. Por outro lado, as fêmeas têm cores menos berrantes, apresentando os mesmos padrões nas asas, com o resto do corpo cinzento-acastanhado, mais claro nas partes inferiores.

Abundância e calendário. O tentilhão-comum é residente, tendo, contudo, maior aumento pela chegada de invernantes durante o Outono. Durante este período o número de aves presentes é maior, mas esta espécie comporta-se de uma forma mais discreta que na Primavera, sendo, portanto, Março a Junho os melhores meses de observação. Os seus números variam bastante de região para região, mas nalguns locais o tentilhão é uma espécie abundante.”

Texto capturado em 16 de Fevereiro de 2016 de http://www.avesdeportugal.info/fricoe.html





Comentários

  1. A resposta, neste caso, é fácil:Tentilhão (Fringilla coelebs). Uma ave bem linda, por sinal.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pela ajuda. Há horas que ando pesquisando no google e nada. Nem no portal das Aves de Portugal consegui. São estas pequeninas coisas que me deixam feliz.
    Esta ave apareceu aqui já há mais de uma semana. Tenho-a avistado ao longe e, hoje, pela tardinha, andava a apanhar roupa quando a avistei mesmo ao alcance da câmara. Foi um dia de sorte!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares