Pousada Convento de Arraiolos - Exterior


























Pousada Convento de Arraiolos (Exterior e zona envolvente)
16 e 17 de Fevereiro de 2015


História do Convento de Arraiolos – Nossa Sra. da Assunção

“Sabe-se que a primeira pedra, lançada para a construção do Convento de Arraiolos, data do reinado de D. João III, mais precisamente, a 14 de Agosto de 1527, vésperas do dia de Nossa Sra. da Assunção, a quem o Convento é dedicado.
Os financiadores desta obra foram, entre outros, D. João III e o Infante D. Henrique.
Neste local, viveu, durante vários anos, a Ordem dos Lóios.
O Claustro data de 1575 e a Igreja, de 1585.
Segundo reza a história, era costume no dia de Nossa Sra. da Assunção, o povo passear até ao Vale e acabar o circuito na Igreja para beber água da fonte de Nossa Senhora e colher um pequeno ramo de uma árvore, que aí existia. Era ainda usual, os frades, lançarem da varanda do claustro, um bolo de farinha, a que a população chamava de "rosca". Uma década antes da extinção da Ordem, cessou-se esta tradição, substituindo-a pela entrega de pão porta-a-porta.
Em 1834, após terem ascendido ao poder os Liberais, nomeadamente Joaquim António de Aguiar, mais conhecido como "Mata Frades", são encerrados todos os conventos e mosteiros masculinos de forma a separar a religião do poder político. Contudo, as ordens femininas tiveram autorização para permanecer nos conventos até à data da morte da última freira.
Em 1980, o convento foi adquirido pelo Estado, estando já em decadência, e 25 anos mais tarde, em 1995, recebeu obras para dar lugar a uma das Pousadas de Portugal.”

Texto adaptado em 17 de Fevereiro de 2015 de: http://portugalvirtual.pt/pousadas/arraiolos/pt/index.html



Comentários

Mensagens populares