CASTRO DE CHIBANES - Visita de estudo em maio de 2009: Enquadramento histórico e panorâmicas

Caminhando pela Serra do Louro - Parque Natural da Arrábida
Vista parcial do castro de Chibanes - lado norte
Vista parcial do castro de Chibanes - lado norte
Panorâmica avistada do castro de Chibanes
Concentração do grupo para ouvir o relato histórico dos arqueólogos
Panorâmica avistada do castro de Chibanes - Lado norte
Panorâmica avistada do castro de Chibanes
Detalhes do castro
Vista panorâmica do lado sul
A flora do Parque Natural da Arrábida
Vista parcial do castro de Chibanes - Lado sul



A visita de estudo realizada em 10 de Maio de 2009, no âmbito do Colóquio “Palmela Arqueológica no Contexto da Região Interestuarina Sado-Tejo”, foi de pequena rota, às jazidas arqueológicas de Chibanes, Alto da Queimada (uma povoação utilizada durante a ocupação árabe, também conhecida como alcaria islâmica) e Grutas Artificiais de Quinta do Anjo, orientada pelos arqueólogos Carlos Tavares da Silva, Joaquina Soares e Michelle Santos.


Castro de Chibanes

O sítio fortificado de Chibanes está localizado estrategicamente no cume da Serra do Louro, incluído no Parque Natural da Arrábida, com extenso domínio visual que atinge, para norte, o sistema estuarino do Tejo e, para sul, o Rio Sado.

A superfície amuralhada durante a Pré e Proto-História estima-se em cerca de 1 ha.

A mais antiga ocupação humana remonta ao Calcolítico e Bronze antigo, entre 5000 e 3700 anos antes do Presente.

Abandonado no final do Horizonte Campaniforme (Bronze antigo), o local foi reocupado, graças às suas boas condições geoestratégicas, na II Idade do ferro (sécs. III – II a.C.) e no período proto-romano, também designado por romano-republicano (sécs. II – I a. C.).

Estudos arqueológicos permitiram relacionar as grutas artificiais existentes na proximidade (conhecidas como Grutas da Quinta do Anjo) com o povoado, que eram utilizadas para enterrar os seus mortos.

O estudo deste povoado permite compreender melhor as relações comerciais e consequentes alterações sociais ao longo de vários milénios no território, hoje português, com o norte da Europa e o mediterrâneo.

Chibanes assume, assim, um notável lugar na História. Pode ser considerado o primeiro castelo de Palmela.


Texto adaptado do folheto Percurso Pedestre nas Encostas de Palmela e de http://pt.wikipedia.org/wiki/Castro_de_Chibanes







Comentários

Mensagens populares