Pilrito-de-bico-comprido (Calidris ferruginea)








Pilrito-de-bico-comprido - Calidris ferruginea
Estuário do Sado (Comporta - Alcácer do Sal) - 12 de Outubro de 2013



"A melhor forma de encontrar este pilrito consiste em procurar uropígios brancos no meio de um bando de pequenas limícolas quando este levanta voo.

Identificação
Em plumagem nupcial é fácil de identificar: plumagem totalmente cor-de-laranja e bico longo e recurvado. Os juvenis e os adultos não nupciais apresentam tons brancos ou beges e podem confundir-se com o pilrito-comum, distinguindo-se pela sua maior estatura, pelo bico mais comprido e, em voo, pelo uropígio totalmente branco. Nos meses de Abril e Julho não é raro encontrar adultos em muda, com a plumagem ainda predominantemente clara mas salpicada de laranja.

Abundância e calendário
O pilrito-de-bico-comprido é uma das poucas espécies de aves que não nidifica nem inverna habitualmente na Europa mas ocorre todos os anos neste continente durante a sua passagem migratória. A passagem pós-nupcial, que se estende de finais de Julho a princípios de Novembro, é aquela em que a presença da espécie é mais visível, podendo por vezes ver-se bandos com muitas dezenas de indivíduos. Já a passagem primaveril, menos intensa, tem lugar em Abril e no princípio de Maio, sendo a espécie pouco comum neste período. A ocorrência deste pilrito durante o Inverno encontra-se documentada para o Algarve e para o estuário do Sado, mas a espécie é claramente rara durante essa época do ano."

Texto capturado em 16 de Outubro de 2013 de: http://www.avesdeportugal.info/calfer.html







Comentários

Mensagens populares