Castelo de Palmela - Igreja de Santiago (Interior)

"O interior da Igreja de Santiago é constituído por três naves seccionadas em cinco tramos, cujos colunelos se elevam à mesma altura, fechando com abóbada de berço quebrado."      

"Na decoração realizada no templo restam ainda parte dos azulejos azuis e brancos, de início do século XVIII, que preenchem os ângulos dos vãos da nave central e a parede facial do coro, com figuras de serafins em corpo inteiro, recostados sobre a curvatura dos vãos, empunhando, alternadamente, palmas e coroas."
 SERRÃO, Vítor; MECO, José - Palmela Histórico-Artística: um inventário do património artístico concelhio. s/ed. Lisboa: Edições Colibri/Câmara Municipal de Palmela, 2007. ps 144-145

Azulejos de início do século XVIII, com figuras de serafins em corpo inteiro.

Pormenor das figuras de serafins

Pormenor das figuras de serafins

Pormenor das figuras de serafins

"Do lado esquerdo da nave lateral sobressai, sob um arcossólio manuelino, a arca tumular do que foi o último grão-mestre da Ordem de Santiago - D. Jorge."

"Arca ossário em brecha da Arrábida, assente sobre dois leões e 
sobrepujada pelas armas dos Lencastres."

Fresta vista do interior

"Coro alto, situado sobre a entrada da Igreja, local onde os freires cantavam durante o serviço religioso, sob o qual se pode ver a cachorrada constituída por figuras zoomórficas."

Figuras zoomórficas (Diz-se de desenhos e gravuras que representam animais) da cachorrada.

Figuras zoomórficas da cachorrada

Figuras zoomórficas da cachorrada (Conjunto de peças salientes da parede, dispostas em série a intervalos regulares, usadas como suporte de varandas, balcões...)

"Santiago combatendo os Mouros" - Réplica, situada na capela-mor, de um alto-relevo gótico do século XIV cujo original se encontra na Igreja Matriz de Santiago do Cacém - Agosto 2010

Pormenor do alto-relevo "Santiago combatendo os Mouros"
Maio 2013

Textos adaptados de folhetos da Câmara Municipal de Palmela - Divisão de Turismo




Comentários

Mensagens populares