Castelo de Palmela - Vistas panorâmicas








Vistas panorâmicas do Castelo de Palmela
(2009-2010)


“O Castelo de Palmela está estrategicamente situado no cimo de uma colina integrada no Parque Natural da Arrábida, oferecendo, a quem o visita, uma panorâmica deslumbrante.

Apesar de nunca ter sido palco de grandes combates, apresenta as tradicionais muralhas (muros compridos, antigamente fechados) e as torres, a mais alta, torre de menagem, coroada por merlões e ameias, e rasgada por pequenas frestas denominadas seteiras.

Este Castelo ou, pelo menos o local em que se encontra edificado, foi, desde sempre, um espaço que atraiu os povos que, ao longo da História de Portugal, se instalaram nesta região, tal como o atestam os vestígios aí encontrados pela arqueologia nas escavações realizadas.

“Conquistado” sem grandes escaramuças, em 1147, pelo 1º Rei de Portugal – D. Afonso Henriques – aos muçulmanos, o Castelo de Palmela foi sede da Ordem Militar de Santiago de Espada do séc. XV ao séc. XIX. A Ordem era constituída por grupos de freires-cavaleiros, os quais, em tempo de paz, eram freires e, em tempo de guerra, cavaleiros.”

Texto extraído da Separata do boletim do Museu Municipal de Palmela nº 13 – Guia infanto-juvenil do Castelo de Palmela








Comentários

Mensagens populares