O Significado do Espaço na Fase Pré-Esquemática (4 a 7 anos)

 Hugo - 5 anos

“Os trabalhos artísticos de uma criança, no primeiro nível representativo, mostram um conceito espacial muito diferente do de um adulto. À primeira vista, os objectos, no espaço, tendem a estar dispostos numa ordem algo aleatória. Entretanto, a observação mais detalhada mostrará que a criança concebe o espaço como sendo aquilo que a cerca, isto é, os objectos aparecerão acima, abaixo, ou ao lado uns dos outros, da forma como a criança os compreende. Não se vê a si mesma, no chão, com outros objectos que também se encontram no chão, ao lado, ou perto dela. (…)
Portanto, o espaço é concebido como algo que gravita em torno dela. (…)
É evidente que o modo como a criança retrata o espaço está intimamente vinculado a todo o seu processo mental. Ensinar às crianças, desta idade, o conceito de espaço do adulto não só seria, para elas, extremamente confuso, como também poderia prejudicar a confiança infantil no seu próprio trabalho criador.”

V. Lowenfeld – W. L. Brittain “Desenvolvimento da Capacidade Criadora”





Comentários

Mensagens populares