Adoração dos Magos
"Atribuída
a Vasco Fernandes, esta é uma das mais peculiares representações da
"Adoração dos Magos", com o índio brasileiro representado.
"A
celebridade desta pintura sobre tábua que fez parte do retábulo da Sé de Viseu,
reside no facto de um dos Reis Magos - que corresponderá ao Rei Baltazar, o
"rei mouro" -, ser figurado como um índio brasileiro, vestido com
traje cerimonial, indumentária característica dos membros da tribo tupinambá,
com a coroa de penas", diz o historiador professor Paulo Pereira, acerca
desta pintura que se pode ver no Museu Grão Vasco, em Viseu, e cuja autoria é
atribuída ao português Vasco Fernandes, uma das cinco Adorações dos Magos mais
importantes que selecionou a pedido do DN.
O
especialista atalha para a grande particularidade da obra: "Trata-se da primeira figuração conhecida de um índio brasileiro -
e de um ameríndio -, em todo o Ocidente”. Esse detalhe faz viajar no tempo,
até à época em que o Brasil foi achado pelos portugueses. "O facto tem a ver com a imperiosa necessidade de se mostrar que
aquela parte do mundo era conhecida, após a oficialização da
"descoberta", ocorrida a 2 de abril de 1500, pela armada chefiada por
Pedro Álvares Cabral", situa. "Somente o conhecimento de um índio nativo com tais atributos -
certamente embarcado e trazido para Portugal - poderia levar a que o pintor
registasse com tão notável precisão os pormenores de parte da indumentária e do
armamento", acrescenta Paulo Pereira, sobre esta pintura e o modo como
foi produzida, entre 1501 e 1506.
O
que está também nos 131 centímetros de altura por 81 de largura da tela, é a "necessidade de sinalizar, a poucos
anos do "achamento" do Brasil, as potencialidades da cristianização
das terras recém-descobertas e dos seus habitantes, o que concorda com a
primeira impressão no contacto com os ameríndios transmitida pela Carta de Pêro
Vaz de Caminha [1500]".
"A
fisionomia do índio parece estar de acordo com um tipo antropológico único,
distinto do negro africano que muitas vezes aparece como rei Baltazar noutras
pinturas representando este episódio do Nascimento e Vida de Jesus. Veja-se o
brinco e o colar perlado, ou a pulseira de metal. Não é figurado nu, como
deveria de ser, mas vestido com camisola e calção", sustenta. Da
tela, a óleo, chama ainda a atenção para dois detalhes: "no Rei Mago ajoelhado em adoração [Belchior], há quem veja a
efígie do próprio Pedro Álvares Cabral" e os "apontamentos do
quotidiano em contraponto com a elevação da cena", como o pote de
barro com colher pousada."
Texto capturado em janeiro 5, 2023 de Cinco imperdíveis ″Adorações dos Magos″ portuguesas (dn.pt)
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