AVES DO ESTUÁRIO DO SADO - Garajau-comum (Sterna sandvicensis)


Garajau-comum - Sterna sandvicensis
Comporta (Estuário do Sado)
23 de Setembro de 2020


O garajau é um mergulhador exímio, surpreendendo a rapidez com que deteta e se lança na captura de um peixe a partir de alguns metros de altura.

Identificação. É uma das maiores espécies do género Sterna, só sendo superada em tamanho pelo garajau-grande. Em plumagem de verão, possui também um barrete preto que cobre a cabeça até aos olhos, asas cinzento-prateado, e corpo no geral branco. Distingue-se pela combinação de bico comprido, escuro com ponta amarela, e patas curtas e pretas. Durante o Inverno, a testa fica esbranquiçada. Tal como os seus parentes próximos, o voo é ondulado, e, quando em prospeção, aponta frequentemente o bico para baixo, em busca de presas.

Abundância e calendário. O garajau-comum está presente no nosso território durante todo o ano, com maiores efetivos entre o final do verão e o inverno.

Assim, o período por excelência de observação desta espécie centra-se entre agosto e fevereiro, período este em que estas aves podem ser vistas junto à orla costeira, nos estuários dos rios, zonas portuárias e em zonas de ria.

Texto capturado em 24 de janeiro de 2021 de http://www.avesdeportugal.info/stesan.html






Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares