Explicar o 25 de Abril às crianças

Lembrar o 25 de abril de 1974



Mãe, o que é o 25 de Abril?

Mãe, porque é que houve um senhor que meteu um cravo na ponta da espingarda?
Pai, o que é a liberdade?
Avô, porque é que estás sempre a dizer que no teu tempo não era assim?

Estas são algumas das perguntas que costuma ouvir sobre a grande revolução dos cravos? Não sabe de que forma pode explicar o 25 de Abril às crianças?
Defendemos sempre que as crianças devem conhecer o mundo e a verdade como eles são: crus, com pessoas boas e outras menos, com realidades diferentes daquelas que vivemos, com a consciência da sorte e do privilégio que, na maioria das vezes, nos toca. Criar nos nossos filhos a consciência da importância da Liberdade, dos direitos humanos e individuais, faz parte da nossa responsabilidade enquanto pais e cidadãos – para garantir que nunca lhes retirarão o direito de ser.
Explique-lhes a História para que a História não se repita: com precisão, mas também com a simplicidade de linguagem que o seu contexto de vida e entendimento lhes permitem ter.

Explicar o 25 de Abril às crianças
(O segredo é descomplicar. Aproveite a ocasião para lhes introduzir conceitos que não conhecem, mas faça-o de forma a que os miúdos entendam os acontecimentos.)

No dia 25 de Abril de 1974 um grupo de militares derrubou a ditadura em Portugal e devolveu a liberdade à população. As pessoas não eram livres. Existiam palavras que não se podiam dizer, locais aos quais não se podiam ir e reuniões entre amigos que eram olhadas com suspeição. As pessoas eram presas e torturadas por terem opiniões diferentes das dos senhores que governavam. A grande maioria da população era pobre e não tinha dinheiro para aceder às necessidades mais básicas. Houve também uma Guerra, em África – na altura, alguns países africanos faziam parte do território português, mesmo estando geograficamente longe. Muitos dos nossos avós, tios ou primos mais velhos estiveram nessa guerra, e sofreram muito, ao lutar por algo que não os beneficiava.
Cansados da Ditadura e de toda essa situação de vida difícil, alguns militares juntaram-se em segredo, correndo um grande risco pessoal, para organizar uma revolução que devolvesse a Liberdade aos portugueses, e afastasse do poder estas pessoas.

Mas o que são a Liberdade e a Ditadura?
(Uma forma interessante de explicar às crianças a diferença entre a Liberdade e a Ditadura é aproximar esses conceitos da sua própria realidade.)

Na escola, as crianças fazem composições, onde têm a liberdade de escreverem aquilo que querem, e ditados, onde são forçados a escrever exatamente aquilo que é dito pela professora – se o fizerem de forma diferente, ou com erros, são penalizados.

Qual a origem do termo a “Revolução dos Cravos”?
Os militares portugueses conseguiram derrubar o Estado Novo sem recorrer à força – ou seja, não houve violência e ninguém morreu. Foi uma guerra pacífica, e os Cravos simbolizam essa conquista. O povo, muito feliz por não ter existido sangue derramado, ofereceu flores (cravos) aos militares, que os colocaram nos canos das armas. Em vez de balas, que matam, havia flores por todo o lado, significando o renascer da vida e a mudança.








Comentários

Mensagens populares