Reserva visitável "Escultura São Tiago" - Castelo de Palmela (Continuação)







 Esculturas de Santiago
Reserva visitável "Escultura São Tiago" - Castelo de Palmela
Visita guiada em 26 de Setembro de 2009



"Um santo, três facetas iconográficas
São Tiago surge na arte medieval representado de três formas diferentes, originalmente como apóstolo, mais tarde enquanto cavaleiro lutador contra os muçulmanos, e enquanto peregrino. O desdobramento iconográfico do apóstolo original nas outras duas personagens é um fenómeno inusual na iconografia medieval, e nele intervêm factores doutrinários e litúrgicos, mas também considerações políticas e sociais. 

São Tiago e a Península Ibérica
Tiago, filho de Zebedeu e irmão de João, conhecido como Tiago o Maior, deve o seu cognome, que o diferencia do Tiago o Menor, ao facto de ter sido um dos discípulos mais próximos de Cristo. (...)
Não existe, porém, fundamento documental da actividade apostólica de São Tiago, e menos ainda da sua suposta vinda à Península Ibérica em missão evangelizadora. De facto, a mais antiga referência documental ao santo, neste território, surge apenas por volta do ano 785 quando, no reino galaico-asturiano, um clérigo fervoroso compõe um elaborado hino em honra de São Tiago. Este hino é incorporado pouco depois na liturgia hispânica vigente na altura, estabelecendo-se assim, pela primeira vez, uma profunda ligação entre os fiéis da Península e o apóstolo São Tiago. Num período em que os reinos cristãos do norte da Hispânia vivem sob a ameaça da hegemonia islâmica vinda do sul, o pretenso descobrimento do túmulo do apóstolo, em Compostela, cerca do ano 830, possui um forte valor simbólico e prático na luta contra os sarracenos. A presença das relíquias de um dos principais discípulos de Cristo no extremo noroeste da península não tarda em dar origem a um fenómeno de peregrinação sem paralelo na Idade Média europeia, com importantes consequências religiosas, políticas, económicas e culturais. No estabelecimento e promoção do Caminho de Santiago entram em jogo não só os interesses de influência territorial do próprio bispado de Compostela e do papado, mas a partir do século X também os da poderosa rede de abadias dependente de Cluny e os da Casa de Borgonha.(...)"

Texto extraído em 20 de Maio de 2013 de:
http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/MEDIEVALISTA12/torras1204.html






Comentários

Mensagens populares