Líquenes


Líquenes
Monte do Olival (Palmela) - 18 de fevereiro de 2017


“Os líquenes são seres vivos que resultam da simbiose de um fungo e de uma alga, ou seja, na prática são uma fusão de dois seres (parece ficção científica mas não é!) que vivem um do outro, que cooperam e colaboram para a sua sobrevivência.

Estes seres provaram ser uma verdadeira associação simbiótica a favor da qualidade do ar, isto porque, em termos de biomonitorização, são bastante eficazes, dado existir uma correlação muito forte entre a ocorrência de líquenes nas árvores e o ar puro nessa zona.

A poluição atmosférica não nos afeta só a nós seres humanos. As alterações da atmosfera suscetíveis de causar impacto, sobretudo através da contaminação por gases, partículas sólidas e/ou líquidas em suspensão, afetam igualmente os líquenes, pelo que, após a sua recolha e análise, se consegue facilmente determinar as quantidades de poluentes presentes na atmosfera e mapear esses valores para futura referência e comparação.

Ao recolher estes dados periodicamente e ao compilar séries temporais, torna-se possível a criação de documentação para análise que permitirá conclusões sobre o estado da atmosfera, o que levará à escolha mais informada de políticas a adotar no contexto da melhoria da poluição atmosférica daquele local.”

Texto capturado em 19 de fevereiro de 2017 de: http://pme.pt/associacao-simbiotica-pureza-ar-liquenes/




Comentários

Mensagens populares