FLORES DA ARRÁBIDA - Alfarrobeira (Ceratonia siliqua)




Alfarrobeira - Ceratonia siliqua
Serra de São Luís (Parque Natural da Arrábida) - 28 de janeiro de 2017



"Morfologia
Espécie de folha persistente, podendo atingir 10-20 m de altura, com copa ampla e densa e casca acinzentada e lisa. Folhas parapinuladas, com 6-10 folíolos ovalados, de 4-6 cm de comprimento, inteiros, de margem ondulada, glabros e coriáceos. Espécie normalmente dióica e raras vezes monóica. Flores pequenas, imperfeitas, reunidas em ramos axilares. As masculinas com 5 estames e as femininas com um estigma grosso. Fruto: uma vagem de 10-25cm de comprimento, pendente, verde de início, violeta-acastanhada na maturidade, indeiscente.

Ecologia
Espécie típica da flora mediterrânica, de áreas secas e ensolaradas.

Fenologia
Floração de Fevereiro – Abril

Distribuição
Tipicamente a sul do Tejo. Atualmente está distribuída desde o Egipto à Grécia, Sul da Europa, Norte de África e ainda no Sudoeste dos Estados Unidos, Hawai, Austrália e África do Sul.

Utilização
Os frutos são utilizados como alimento (a sua vagem origina uma farinha utilizada como sucedâneo do cacau para fabrico de chocolate), nas rações de animais, fabrico de aguardente, xaropes e produtos farmacêuticos (laxativos no estado verde e antidiarreicos no estado maduro), ornamental (jardinagem)."

Texto capturado em 31 de janeiro de 2017 de: http://www.cienciaviva.pt/projectos/pulsar/sem1.asp






Comentários

Mensagens populares