A minha primeira rosa em origami...

A minha primeira rosa em origami dedicada a Sãozinha
7 de Março de 2016


Culto a Sãozinha
“Filha de Alfredo da Silva Pimentel, natural de Gavião, e de Maria Luísa Fróis da Silva Gil Ferrão de Pimentel, natural de Alenquer, Maria da Conceição Fróis Gil Ferrão de Pimentel Teixeira nasceu a 1 de fevereiro de 1923, em Coimbra, e viveu em Abrigada.
Sempre preocupada com o próximo, Sãozinha, conforme era mais conhecida, cedo aprendeu a viver os sofrimentos dos pais e a preocupar-se com o próximo e com o sofrimento alheio.
Quando em abril do ano de 1929 ingressou na escola em Abrigada, Sãozinha fez questão de frisar que "gostaria de estudar junto às crianças mais pobres, pois, como a respeitavam, não diriam nomes feios ao pé dela”.
Teve uma curta vida - dezassete anos - mas recheada de virtudes cristãs. Faleceu a 6 de junho de 1940, no hospital de São Luís, em Lisboa, e está sepultada, em jazigo-capela, no cemitério de Alenquer.
Logo a seguir à sua morte começaram a propagar-se perfumes, uma manifestação da sua presença, e que significam que Sãozinha trata junto de Deus de obter graças para os que a invocam.
O processo da sua beatificação decorre no Tribunal da Santa Sé. A ela se atribuem muitas graças que levam todos os dias, ao seu jazigo-capela, situado no cemitério de São Francisco, em Alenquer, devotos de todo o país. O mesmo acontece com aquela que foi a sua casa.
Para perpetuar a sua memória e conforme o seu desejo, os pais fundaram instituições de caridade, cuja manutenção provém de donativos.
O Cardeal Patriarca de Lisboa deu personalidade jurídica a esta ação, erigindo canonicamente o Instituto de Beneficência Maria da Conceição Ferrão Pimentel, com sede em Abrigada/Alenquer, por provisão canónica de 8 de outubro de 1970. Para dirigir esta obra e lhe dar continuidade, o mesmo prelado, a 19 de março de 1971, criou uma associação religiosa, nos termos do cânon 688 então em vigor, com o título de Servas do Instituto da Sãozinha.”

Texto capturado em 6 de Março de 2016 de: http://www.cm-alenquer.pt/CustomPages/ShowPage.aspx?pageid=a6427225-6133-4d2b-ad90-3c2a17b58d6d




Comentários

Mensagens populares