Cozinha tradicional do Alentejo - Sopas de Cação

Sopas de cação (Vidigueira - Alentejo)


"A cozinha do Alentejo põe criatividade em todos os pratos, dando-lhes um toque de imaginação.
O Alentejo já foi uma grande região de trigo. Nos montados de sobreiros e oliveiras, grandes varas de porcos pastavam na planície. Por isso, pão, porco e azeite são a base duma das mais gostosas cozinhas de Portugal, que as ervas perfumam com aromas de campo.
A sopa é prato principal, e pode ser fria no gaspacho, mas o pão é obrigatório na sopa de cação, de bacalhau ou de tomate com linguiça. E continua nas migas que acompanham o porco, no ensopado de borrego ou na simples açorda alentejana. (...)"

Texto capturado em 16 de Fevereiro de 2012 de http://www.visitportugal.com/


Receita das Sopas de cação

Lave as postas do peixe cortadas grossas e deixe-as num recipiente com água e bastante vinagre durante, pelo menos, duas a três horas, a fim de perderem o cheiro característico.
Faça um refogado com azeite, alhos, coentros picados e uma folha de louro. Coloque dentro as postas, que já devem estar temperadas com um pouco de sal, e vire-as para que tomem gosto.
Junte água quente aos poucos até perfazer a quantidade desejada.
Engrosse o caldo com farinha mexendo, à parte,  uma ou duas colheres de sopa num pouco de caldo com uma golada de vinagre, que deve ser coado antes de introduzido no tacho, para  ficar cremoso e homogéneo. Deixe ferver para cozer a farinha.
Faça as sopas com pão da véspera, que coloca numa terrina, onde serão regadas pelo caldo bem quente a que juntou mais uma porção de coentros picados.
Acompanhe com o cação servido numa travessa à parte.


Receita adaptada de: CARVALHO, A. M. Galopim - ... Com Poejos e Outras Ervas. 1.ª ed. Lisboa: Âncora Editora, 2001. 311 p.






Comentários

Mensagens populares